top of page

2° Oficina de Férias


A habilidade de memória é um processo cognitivo que define a dimensão temporal da nossa organização mental. Presente na vida diária, a memória tem importância fundamental no comando dos processos que requerem codificação, sustentação, integração, organização e armazenamento de informações acústicas, visuais, de ideias e experiências anteriores. Na aprendizagem a memória tem um papel fundamental, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado, estando relacionado ao desempenho escolar, habilidades de leitura, escrita e matemática. Visto que dificuldades nessa habilidade pode comprometer tais aquisições e, consequentemente, influenciar de modo importante o desenvolvimento infantil. Por isso, a importância do trabalho paralelo à aprendizagem da leitura e escrita, o amadurecimento das funções executivas, principalmente com relação a atenção, planejamento e memória, darão suporte para retenção mais efetiva das informações recebidas no processo de aprendizagem.


Objetivos A oficina de habilidades de memória teve como finalidade trabalhar componentes importantes para aprendizagem, como memória auditiva e visual (imediata e tardia), através de atividades lúdicas que necessitaram planejamento, estratégia, controle inibitório, coordenação viso-motora e interação social entre os alunos. Nessa proposta foi utilizado instrumentos de estimulação, através de atividades planejadas que foram desenvolvidas nos quatro encontros durante o período de férias.


Público alvo Participaram das oficinas uma média de 20 alunos acompanhados no NAEE, que apresentam comprometimento cognitivo, dificuldades ou transtornos de aprendizagem.

Metodologia As oficinas de memória foram realizadas no NAEE – Núcleo de atendimento educacional especializado, em dois períodos, sendo uma turma de manhã e outra turma à tarde, através de quatro encontros, no período de férias escolares de julho. A proposta foi realizar um trabalho diferenciado de estimulações, contendo atividades lúdicas e interação em grupo, com ações planejadas que serão vivenciadas a cada oficina, dando margem para flexibilidade e adaptações necessárias.


Cronograma



Conclusão Sabemos que o desenvolvimento de habilidades de memória é primordial para auxiliar o aluno a armazenar conhecimentos e informações que recebe, assimilar conteúdos e até mesmo comportamentos, sendo fundamental no processo de aprendizagem escolar e para evolução das habilidades cognitivas da criança. É um aprendizado muito importante, inclusive relacionado a hábitos determinantes para um desenvolvimento saudável, sendo a memorização um processo extremamente complexo e que pode ser realizado de inúmeras maneiras pelo nosso cérebro. Desta forma, através dos encontros pudemos garantir aos alunos algumas práticas e rotinas para estimular essas habilidades por meio de atividades lúdicas e em grupos, de maneira divertida e descontraída. Com as atividades propostas, os alunos também puderam vivenciar ações de cooperação em grupo, senso crítico, criatividade e imaginação, assimilando assim os diversos conhecimentos atribuídos ao estímulo das habilidades de memória. Portanto, ressaltamos a importância de se dar continuidade ao trabalho coletivo de estimulo e intervenções relacionadas as habilidades de memórias, como também todo processo que evolve as funções executivas, visando sempre o progresso no desenvolvimento do trabalho em equipe, liderança, tomada de decisões, pensamento crítico e capacidade de adaptação, sendo esses comportamentos tão prejudicados em alunos com problemas cognitivos, transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Sem mais, segue em arquivo anexo as fotos dos encontros.

Elaboração Tatiana Fernandes Barbosa – Fonoaudióloga Educacional Raquel Pereira dos Santos – Psicóloga/ Psicopedagoga Silvani Ribeiro Martiniti – Pedagoga AEE Orindiúva, 26 de julho de 2023. Apoio: Renata Alves de Araújo Bernardes da Silva – Diretora NAEE




25 visualizações
bottom of page