top of page

Consciência Negra na E.M.E.F. Joaquim Mendonça

No dia 24 de novembro as professora Angélica e Ivonete providenciaram apresentações sobre o dia da Consciência Negra.

Dia 20 de novembro de 1995 foi lembrada a morte do grande ícone da população negra na sociedade brasileira, Zumbi dos Palmares (morto em 1695). Na ocasião, os movimentos negros, sindicatos e diversas organizações populares se reuniram numa manifestação para exigir ações concretas de políticas públicas de combate ao racismo e a todas formas de discriminações raciais.

E falar sobre esse tema étnico-racial nas escolas é abordar diferentes temas das esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção da nossa sociedade. Durante a apresentação do baianá que é um ritmo de origem das danças culturais dos escravos, as alunas do 7° ano verde trouxeram também a simbologia da quebra das correntes e da liberdade do povo negro socorridos pelo Zumbi dos Palmares.

As alunas do 7° azul providenciaram um jogral (modo de declamação de poemas ou canções por um coro, alternando entre o canto e a fala) que trouxe para todos presentes uma reflexão sobre a Consciência Negra. Estar promovendo movimentos de cultura e conscientização são fatores importantes para uma educação de qualidade.


Confira as fotos



119 visualizações

Comments


bottom of page