Projeto leva teatro e brinquedos reciclados para várias cidades do Estado de São Paulo
Peça teatral e brinquedos auxiliam professores no ensino da matemática e língua portuguesa
O projeto “O Que Será? Brincar e Aprender” levará teatro, exposição de brinquedos feitos com materiais recicláveis e brincadeiras para crianças de escolas públicas de dez cidades do Estado de São Paulo. O objetivo é fazer da cultura e da diversão instrumentos de apoio pedagógico. No total serão 30 apresentações realizadas por meio do Programa de Ação Cultural - ProAc ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
As primeiras apresentações serão no Interior do Estado, com espetáculos no final de setembro e outubro em Américo de Campos, Icém, Orindiúva Ouroeste, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Populina e Riolândia, com patrocínio da empresa BP Bunge Bionergergia.
“O desenvolvimento econômico das comunidades passa também pela formação social, que se constrói com iniciativas de cunho educacional e de estímulo à cultura”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.
Depois a turnê segue por Santo Antônio da Posse e São Paulo. As secretarias municipais de Educação foram convidadas a participar levando alunos das escolas públicas para o evento. As apresentações são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Sobre a peça
A peça será apresentada em teatros e outros locais públicos, com entrada franca. Nas cidades onde houver necessidade de suporte para deficientes auditivos, o espetáculo contará com intérprete de libras.
A história mostra dois amigos que participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas. Em cada apresentação há diferentes possibilidades, podendo ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e outras atividades.
Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada. No espetáculo, o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular.
Essa metodologia permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas etc.), oferecendo aos professores um amplo repertório de possibilidades de abordagens do conteúdo em sala de aula.
Exposição Reciclar e Brincar
Além da peça teatral, os dois atores apresentam a exposição paralela “Reciclar e Brincar”, com brinquedos e brincadeiras confeccionadas com materiais recicláveis e reutilizáveis. São apresentados brinquedos e brincadeiras que as crianças podem fazer em casa e na escola.
Ficha técnica
Direção: Paulo Afonso Coelho
Atuação: Reginaldo Menegazzo e Caio Magalhães
Pesquisa e texto: Reginaldo Menegazzo e Silvio Favaro
Trilha Sonora: Kha Machado
Cenografia e adereços: Luciane Kundé e Grupo
Figurino: Favarossi Confecções
Orientação Pedagógica: Claudia Maria Murer
Design Gráfico: Diego Augusto
Produtor Geral e local: Reginaldo Menegazzo
Operador técnico e assistência local: André Murer, Diego Augusto e Silvio Favaro;
Exposição Reciclar e Brincar: Adelita Zuppiroli, Ana Paula Favaro, Caio Magalhães, Luisa Lima e Grupo
Orindiúva / SP
27 de outubro 2022
Anfiteatro Municipal
Avenida da Saudade
08h00 - Alunos da Pré-Escola e 1º ano
09h30 - Alunos do 2º,3º e 4º ano
11h00 - Alunos do 5º e 6º ano.