top of page

Festa Junina das Escolas 2022

Atualizado: 6 de jul. de 2022

Junho é mês do quê? Festa Junina, é claro 👩🏻‍🌾🎉

As festividades juninas das escolas municipais aconteceu hoje dia 30/06 (quinta-feira), das 7h às 10h.

Os alunos usaram traje caipira, teve muitas músicas e comidas tipicas dentre outras atrações.

E os pais, puderam assistir as apresentações e curtiram a festa com os alunos.


Confira todas as fotos 📸



Creche Escola Karina de Amorim Silva



Escola Municipal de Educação Infantil Luiz Adriano da Costa



Escola Municipal Professor Osvaldo Alves Ferreira



Escola Municipal Joaquim Mendonça

Um pouco de História

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, trazida para o Brasil pelos portugueses, no período colonial. Esta tradição ocorria como uma festa que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia em junho. Isso acontecia porque era a época da colheita de cereais como o milho - que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas de festa junina.

Como junho era um mês frio, fogueiras eram acesas para que as pessoas pudessem se aquecer. As vestimentas como calças com remendos, camisas xadrez, vestidos de chita e chapéu eram os trajes utilizados pelos agricultores que se reuniam em torno da fogueira cantando canções típicas sertanejas para comemorarem a colheita farta que tiveram, e assim compartilhar momentos de alegria com os demais. Servia-se então alguns alimentos feitos com o que colhiam, como por exemplo, canjica, bolo de fubá, milho cozido, entre outros.

Pensando neste resgate das tradições populares e culturais, esquecidas por muitos, as professoras Angélica, Laiana, Adriana, Selma Queila e, com a participação efetiva de todo corpo docente assim como a gestão da E. M. E. F. “JOAQUIM MENDONÇA”, com o objetivo de resgatar tal cultura e a tradição caipira, realizaram ações voltadas para esta temática tão importante para a cultura brasileira.

Foram realizados pelos alunos, sob a orientação atenta das professoras, trabalhos manuais utilizando materiais recicláveis (trabalhando a conscientização ambiental e economia de forma empreendedora) entre estas ações estão painéis, decoração junina, desenhos sobre obras de Alfredo Volpi, peça teatral, dança sertaneja, quadrilha típica, etc.

Objetivou-se com tais ações incentivar o trabalho coletivo, cooperativo, a sustentabilidade e o resgate cultural da tradição caipira envolvendo a família na participação ativa nesta comemoração.




430 visualizações
bottom of page