"Pequenos pedestres, grandes cidadãos" na EMEI Luiz Adriano da Costa

Atualizado: 13 de out.

Objetivo geral:


Este projeto tem como propósito formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade. Além disso uma criança bem informada pode fazer os mais velhos recordarem aquelas regras básicas.

Fomentar na qualidade da formação dos futuros motoristas, como também na educação dessas crianças para o exercício da cidadania no espaço público, seja como pedestre, passageiro ou ciclista. Assim como nos norteia a BNCC, todo o processo do projeto foi baseado nas propostas que nela contém, enfatizando de forma ética e crítica, responsabilidade e cidadania. Tendo empatia e cooperação com os espaços compartilhados.


Objetivos específicos:


·Identificar a Educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletivo;

·Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;

·Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;

·Reconhecer as cores dos sinais de trânsito (semáforo);

·Identificar os principais sinais de trânsito;

·Identificar as principais causas de acidente no trânsito.


Planejamento:


O tema, o desenvolvimento do projeto, metodologias e atividades desenvolvidas e utilizadas para a execução do projeto foi discutido em H.T.P.C. entre os professores participantes do projeto, juntamente com a direção e coordenação da escola.

Vocês fizeram alguma atividade para pensar como o projeto seria implementado? Que atividade foi essa? Como ela aconteceu?

Sim. Realizado uma sistematização do projeto, levando em conta as ideias dos docentes; após aprovação de todos colocamos as ideias em prática.


Quem esteve envolvido neste momento de planejamento? Professores? Alunos? Pais? Coordenação? Convidados?

Esteve envolvidos:

· Professores;

· Pais;

· Coordenadora;

· Diretora;

· Convidados.


Registre aqui as imagens do planejamento. Por gentileza, insira aqui (colar) até 05 fotos que ilustrem esta fase. Se preferir insira o link do material que os avaliadores fazem o download.

Coloque aqui os links de vídeos realizados.


Desenvolvimento


Atividade 1: Os alunos do pré I e pré II da EMEI, assistiram no anfiteatro uma palestra com os policiais militares: Duarte e Reginaldo e assistiram também ao vídeo: Segurança no trânsito (Clubinho Honda). Estiveram presente no evento a secretária da educação, a prefeita da cidade, professores, monitores da sala, diretora, coordenadora e a equipe do NAE. Tanto a palestra quanto o vídeo foram de extrema importância para o aprendizado das crianças, pois eles aprenderam de forma lúdica a respeitar a sinalização de trânsito e a trafegar com mais segurança.


Atividade 2: Os alunos realizaram um passeio no entorno da escola para conhecer as sinalizações de trânsito e aprender a atravessar a rua na faixa de pedestre. O passeio foi realizado separado: primeiro foram as turmas de Pré I e depois as turmas do Pré II.


Atividade 3: Foi realizado um circuito na praça da escola, para que os alunos pudessem aprender na prática como é a locomoção dos carros e pedestres de forma consciente, sempre respeitando as sinalizações de trânsito.


Atividade 4: A professora coordenadora do projeto, Gabriela Sales da Silva Santana realizou a contação de uma história para as crianças com o tema: O TRÂNSITO NO MUNDINHO. Essa história também veio agregar no aprendizado das crianças, onde elas puderam aprender um pouco mais sobre a segurança no trânsito e colocar em prática todo o aprendizado adquirido durante o desenvolvimento do projeto.


Atividade 5: As professoras contaram histórias relacionadas ao tema do projeto, fizeram jogos com carros para trabalhar conteúdos de aprendizagem de forma lúdica e os professores de Educação Física também desenvolveram atividades para incluir no projeto. Os alunos amaram, pois puderam fazer a simulação de motoristas respeitando as orientações do professor.


Atividade 6: No intuito de incluir a família no projeto, pedimos para os alunos confeccionar junto com os familiares um brinquedo utilizando materiais recicláveis. Eles tiveram que confeccionar um meio de transporte terrestre usando a imaginação e a criatividade, e o resultado não poderia ter sido diferente, os brinquedos ficaram lindos.


Atividade 7: E para finalizar o projeto as crianças levarão para a casa um livro de colorir e uma carteira de “Motorista Consciente Mirim” confeccionado pela secretaria da educação juntamente com a escola, fazendo assim que se tornem “Pequenos pedestres, grandes cidadãos”.

Cole fotos das atividades aqui, identificando as atividades retratadas relativas a cada atividade descrita:











28 visualizações